PLANO DE SAÚDE
Vitória da nossa organização
Nota da Comissão de Acompanhamento das Negociações com a Rede D’Or, formada por usuários do PAS e eleita na plenária convocada pela AFBNDES em 15 de fevereiro de 2019.

"Caras e caros benedenses,

A FAPES, responsável pela autogestão do PAS – Plano de Assistência e Saúde dos empregados e aposentados do Sistema BNDES, obteve uma grande vitória na negociação de manutenção e ampliação da rede de hospitais a que temos acesso.

Como muitos sabem, o descredenciamento do Barra D’Or pela FAPES e a decisão da Rede D’Or, por sua vez, de descredenciar a pediatria do Copa D’Or deixaram os empregados do Banco, em particular os que são pais e mães de filhos pequenos, em situação de apreensão. Muitos tinham o Copa D’Or como única opção de hospital de emergência pediátrica – especialmente na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Foram bem-sucedidas tanto a negociação com a Rede D’Or quanto a criação de alternativa para o atendimento pediátrico. De acordo com informes da FAPES, o descredenciamento do Copa D’Or foi suspenso e o descredenciamento do Barra D’Or pela Fundação foi cancelado em razão da criação de uma comissão de monitoramento dos beneficiários do PAS internados na Rede D’Or. E, talvez mais importante, é que agora temos uma nova alternativa de atendimento pediátrico de emergência no Pró-Cardíaco, um dos melhores hospitais do Rio.

(https://www.fapes.com.br/saude/noticias-interna/noticias-saude/hospital-pro-cardiaco,-credenciado-da-fapes,-abre-pediatria)

(https://www.fapes.com.br/saude/noticias-interna/noticias-saude/pediatria-do-copa-dor-continua-na-rede-da-fapes)

A nosso ver, foi uma vitória da atual diretoria da FAPES, em particular do diretor de seguridade que esteve à frente das negociações. E foi também uma vitória dos empregados do Sistema BNDES. Acreditamos que essa é mais uma experiência que comprova a importância de agirmos de forma organizada e estratégica.

Em vez de sucumbirmos ao pânico e à boataria desinformada que as redes sociais podem gerar – quando não usadas de forma adequada e responsável –, prontamente nos juntamos à iniciativa da AFBNDES, na busca do diálogo, do olho no olho, com nossos colegas que dirigem a FAPES, bem como com a equipe médica da Fundação.

Posteriormente foi realizada uma plenária para discutir o tema com todos os interessados e com a presença da diretoria da FAPES e sua equipe médica. Nessa plenária foi eleita esta comissão para acompanhar o processo negocial com a Rede D’Or e a busca por alternativas – procurando entender e apoiar as iniciativas da FAPES. Julgamos (e sabemos que esse também é o entendimento da diretoria da Fundação) que esse apoio foi fundamental para fortalecer negocialmente a gestora do nosso Plano de Saúde, e permitir o sucesso que foi obtido.

Como essa experiência bem-sucedida seria possível não fosse a autogestão do nosso plano de saúde? Seria possível em outro arranjo verificarmos o mesmo empenho da gestora em defesa dos beneficiários e a possibilidade de diálogo direto entre os beneficiários e a gestora? Por isso, numa visão mais ampla dos resultados positivos do processo que passamos, acreditamos que deve constar a importância de mantermos nosso plano sob o sistema de autogestão.

Num momento de tantas adversidades para os empregados e para a nossa instituição BNDES, temos que saber extrair boas lições de cada experiência que vivenciamos. São, talvez, pequenos casos, mas que mostram que podemos transformar tais situações a nosso favor se soubermos agir como grupo. Isso significa compromisso com a democracia e com a transparência. Significa buscar o debate público entre nós, seja na forma de plenárias, seja por meio da publicação de opiniões e posicionamentos nas páginas do VÍNCULO. Se queremos nos defender e defender a instituição, dada sua importância para o desenvolvimento nacional, temos de seguir vigilantes e organizados.

Comissão de Acompanhamento eleita na Plenária:

Arthur Koblitz, Bernardo Joppert, Denise Lacerda, Fabiana Schneider, Fernanda Garavini, Georgiana Podcameni, Jaqueline Lemos, Jason Nogueira, Laura Vidon, Luísa Berni, Marcelo Miterhof, Martha Gubernikoff, Pauliane Oliveira eThaís Sardella.

 

Editorial

Mais tweets, por favor

Acontece

SEMINÁRIO
Assistência à saúde: as vantagens da autogestão

Acontece

PLANO DE SAÚDE
Após crise, pediatria do Copa D’OR é mantida na rede credenciada e usuários ganham Pró-Cardíaco como alternativa

 

ESPECIAL FAPES/ELEIÇÃO 2019
Eleição para Conselhos acontece de 13 a 21 de março

 

VERSÃO IMPRESSA

(arquivo em PDF)

 

EDIÇÕES ANTERIORES

(a partir de 2002)

AGENDA

Prorrogadas até o dia 15 as inscrições para a CIPA/BNDES

Foram prorrogadas até 15 de março as inscrições para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Sistema BNDES – gestão 2019/2020. A Comissão Eleitoral está instalada no SESMT do BNDES (11º andar do Edserj, estações 076 e 077). Os candidatos concorrerão aos cargos de representantes titulares e suplentes da CIPA. Podem se inscrever todos os empregados do Sistema. A eleição acontecerá no período de 18 de março a 2 de abril.